Filosofia Politica
Principais características da Filosofia
Tendência à racionalidade.
Exigência de que o pensamento apresente regras de funcionamento.
Tendência a oferecer respostas críticas para os problemas.
Recusa às explicações pré-estabelecidas.
CONCEITO: Crítico, racional, investigação. Filosofia Politica é o estudo sobre a natureza do poder e da autoridade, da ideia de direito, lei, justiça, dominação, das formas políticas que orientam e organizam a convivência humana;
-
ONTOLOGIA OU METAFÍSICA: conhecimento dos princípios e fundamentos últimos de toda a realidade;
LÓGICA: conhecimento das formas gerais e regras gerais do pensamento correto e verdadeiro;
EPISTEMOLOGIA: análise crítica do conhecimento científico, dos seus métodos e resultados;
FILOSOFIA DA LINGUAGEM: estudo da linguagem como fenômeno humano de comunicação;
POLITICA
Pratica
Teoria
Ciência
Filosofia
Os Períodos da Filosofia Antiga
1. Período pré-socrático ou cosmológico (séc. VII – V aC). A Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da Natureza (Physis). (Tales de Mileto, Parmênides, Anaximandro, Demócrito, Pitágoras, etc).
2. Período socrático ou antropológico (séc. V e IV aC). Filosofia volta-se para as questões humanas: a ética, a política, as artes, a retórica. (Sócrates 470-399, Platão 429-348, Aristóteles 384-322).
3. Período helenístico ou greco-romano (séc. III aC – VI dC). Filosofia ocupa-se com as questões da relação do homem com a Natureza, com o mundo (Cosmos) e de ambos com Deus. Explicações totalizantes (religiosas e teológicas) sobre a Natureza. Sistemas ético filosóficos: estoicismo, epicurismo, ceticismo e neoplatonismo).
Platão
Para Platão, a politica seguia ciclos em que um determinado regime politico tendia a se transformar em uma nova forma de governo inverso, o fez concluir que a oligarquia, por exemplo, poderia se degenerar em tirania e a democracia em anarquia, em consequência do despreparo do povo