FILOSOFIA PARA NÃO FILOSOFOS
A ética faz parte do nosso dia-a-dia, é uma característica referente a toda ação humana, por conta disso é um elemento essencial na produção da realidade social.
Toda sociedade é constituída por pessoas unidas por seus valores éticos, onde cada pessoa deseja para o próximo o mesmo que deseja para si mesma. Não adianta praticar o mal e esperar coisas boas. Na verdade ninguém é totalmente ético, falar sobre esse assunto é fácil, difícil é coloca-lo em pratica como jogar lixo na lixeira, falar coisas ruins a respeito de um pessoa que não está próxima (fofocar) , respeitar as regras atribuídas em um determinado local, ser educado , etc.
A DISNTINÇÃO ENTRE ÉTICA E MORAL
A palavra ética significa “modo de ser ’’ e moral significa “costume”. Ambas são muito importantes para o comportamento humano em sociedade.
Ética é o conjunto de valores e de princípios que usamos para decidir três grandes questões da vida: quero, devo e posso. É uma questão de qualidade de vida que melhora a relação com outras pessoas, ou seja, influência nas regras de conduta de uma sociedade.
Moral é o conjunto de normas de conduta que orientam o comportamento humano na sociedade. Quem segue as regras sócias é uma pessoa moral e quem não às segue é imoral. A moral incorpora as regras que devemos seguir para vivermos em sociedade e surgem a partir da ética.
As regras morais não devem ser seguidas somente porque são regras. Na busca pela virtude o bom senso e a reflexão devem ser nossos guias.
A ação moral está intimamente ligada à liberdade de escolha. Se não há escolha, não há ação moralmente válida. Ao escolher ser honesto ou desonesto, justo ou injusto, cada individuou deverá arcar com a responsabilidade de suas escolhas. A liberdade de escolha é uma das principais características da ação moral e permite às pessoas assumirem a consequente responsabilidade por suas ações sejam elas virtuosas ou viciosas.
A FUNÇÃO SOCIAL DA MORAL
Os valores surgem para determinar as