Filosofia
Torna-se clara nesse contexto a famosa frase de Blaise Pascal: “Ridicularizar a filosofia já é de certo modo filosofar”. A brincadeira tornou-se popular e o dito de Pascal chegou a ser parte da capa de uma revista em quadrinhos de muito sucesso na França: La Philo, en bandes dessinées, publicada em 1977, por um professor de filosofia, Denis Huisman.
Se percorrermos a história da filosofia, ficaremos surpresos com a quantidade de definições de filosofia que podem ser nela encontradas. De fato, quantas vezes perguntarmo-nos sobre o significado de filosofia quantas distintas respostas poderão ser encontradas e formuladas, pois, se há algo que singularmente caracteriza a filosofia é o fato de ser um saber que constantemente interroga a si mesmo acerca do seu próprio sentido.
A FILOSOFIA DO PONTO DE VISTA DOS NÃO-FILÓSOFOS
“A filosofia hoje — queixava-se em 1966 o poeta e ensaísta americano Kenneth Rexroth (“The Meditations of Marcus Aurelius”, em The Saturday Review, 29) — é um método complicado que serve para evitar todos os problemas importantes da vida”.
Quem procuraria um filósofo quando o que está em questão é algo crucial em sua vida? Diz ainda o poeta, no mesmo ensaio: “Se a mãe de um estudante de filosofia morre, se sua namorada engravida, se ele é acometido