Filosofia Pagina 93
1-) Positivo: Quando a felicidade for menos identificada a satisfação do maior numeoro de necessidades e a renovação sem limites dos objetos e dos lazeres, o ciclo do hiperconsumismo estará encerrado.
Negativo: Com o capitalismo de consumo, o hedonismo se impôs como um valor supremo e as satisfações mercantis, como o caminho da felicidade.
Enquanto a cultura da vida cotidiana for denominada por esse sistema, a sociedade de hiperconsumo proseguirá em sua trajetória.
2-)
3-) A felicidade é essencial na vida do ser humano, há varias coisas que proporcionam a felicidade, vista como desejo para algumas, e como prêmio para outras por se sair bem em algo. A felicidade tornou-se uma ¨ferramenta¨, e um desejo, pois quem não quer ser feliz.
Filosofia Pagina 94
(1º) Características da felicidade: Momentos de consumo, longe do trabalho, com todo conforto e prazer, seria um carro, um iate, roupas de marca, ausencia de sofrimento, um doce, ¨nada fazer¨.
¨nada fazer¨ : Seria talvez a maior felicidade pois é o desejo de qualquer ser humano, ficar tranquilo no seu canto sem fazer nada, sem preocupação alguma, só você e ¨seu mundo¨ .
2º) Corpo- alma, duas coisas diferentes de um mesmo ser, em especial o ser humano,com relação de semelhança , compartilhando os mesmos elementos em graus diferentes, mantendo uma certa relação.
3º) Os filósofos da corrente fenomendagica criticam a concepção dualista que separa corpo – mente, sujeito – mundo. Baseando-se no conceito da Intencionalidade. Segundo a noção da intencionalidade, a consciência e sempre consciência de alguma coisa. Em outras palavras, não há pura consciência separada do mundo, mas toda consciência usa o mundo. Dessa forma a fenomenologia tenta superar não só o dualismo corpo – mente, como as
4º) Sim, é cada vez mais necessário a introdução de uma matéria como essa, não para avaliar, mas