fichamento
Disciplina: Metodologia Científica e Métodos de estudo e Investigação Científica
Professores: Suely Vieira Lopes
FICHAMENTO
As leituras realizadas numa pesquisa bibliográfica devem ser registradas, documentadas, através de anotações, que permitem a apreensão das ideias fundamentais de cada texto. Esta é a fase mais demorada da pesquisa, pois as anotações devem ser feitas somente após a compreensão e apreensão das ideias contidas no texto. Não se pode sublinhar um livro pertencente à biblioteca; portanto, as anotações serão feitas em folhas avulsas, depois lidas, selecionadas para serem transcritas em fichas.
O fichário é um excelente instrumento de trabalho. Constitui-se na tomada de apontamentos. É o meio pelo qual o pesquisador retem o material levantado.
As anotações em fichas compreenderão resumos, análises, transcrições de trechos, interpretações, esquemas, ideias fundamentais expostas pelos autores, tipos de raciocínio etc.
Para o pesquisador, a ficha é um instrumento de trabalho imprescindível. Que permite:
a) Identificar as obras;
b) Conhecer seu conteúdo
c) Fazer citações;
d) Analisar o material;
e) Elaborar críticas.
1. COMPOSIÇÃO DAS FICHAS:
As fichas são elaboradas com base em retângulos de cartão pautado, especialmente fabricado para esse fim. Há tamanhos universalmente definidos para as fichas, que são:
Tipo grande 12,5 x 12,5 cm
Tipo médio 10,5 x 15,5 cm
Tipo pequeno 7,5 x 12,5 cm
Também é possível confeccionar as fichas eletronicamente. Para tanto, basta dispor de um programa de processamento de textos ou de um banco de dados.
As fichas tanto, bibliográficas quanto de apontamentos compreendem três partes principais: cabeçalho, referência bibliográfica e texto.
2. TIPOS DE FICHAS:
Para cada objetivo ou assunto abre-se uma ficha específica, que obedecerá uma ordem numérica ou alfabética.Na ficha consta:
a) título geral (tema ou área de concentração da pesquisa);
b) título