filosofia na formação do educador
"O objetivo deste texto é explicitar o sentido e a tarefa da filosofia na educação" (Saviani, p.9)
"[...] Diz-se que toda a educação deve ter uma orientação filosófica. Admite-se também que a filosofia desempenha papel imprescindível na formação do educador."(p.9)
"[...] nós estamos os interrogando sobre o significado e a função da Filosofia em si mesma. Poderíamos, pois, extrapolar o âmbito do educador e perguntar genericamente: que é que leva o homem a filosofar? Com isto estamos em busca do ponto de partida da filosofia" (p.10)
"O ponto de partida da filosofia é, pois, esse algo a que damos o nome de problema. Eis, pois, o objeto da filosofia, aquilo de que trata a filosofia, aquilo que leva o homem a filosofar: são os problemas que o homem enfrenta no transcurso de sua existência." (p.10)
Noção de problema
" Mas que é que se entende por problema?" (p.10)
Os usos correntes da palavra "problema"
"[...] é, por exemplo, aquele que a considera como sinônimo de questão."(p.10)
"O que gostaria de deixar claro no momento é que uma questão, em si, não é suficiente para caracterizar o significado da palavra problema." (p.11)
"[...] problema significa tudo aquilo que se desconhece". (p.11)
"No entanto, ainda aqui, o fato de desconhecermos algo, a circunstancia de não sabermos a resposta a determinada questão, não é suficiente para caracterizar o problema". (p.11)
"O uso comum do termo, cujo constitutivo estamos buscando registra outros vocábulos tais como obstáculo, dificuldade, dúvida, etc." ( p.12)
Necessidade de se recuperar a problematicidade do "problema"
" Os últimos séculos da historia europeia abusaram levianamente da denominação"problema"; qualificando assim toda pergunta, o homem moderno, e principalmente a partir do ultimo século, habituou-se a viver tranquilamente entre problemas, distraído do dramatismo de uma situação quando esta se torna problemática, isto é, quando não se pode