Filosofia na formação do educador
- Problema
Necessidade do homem em conhecer, aprender e buscar soluções. Tudo o que não se sabe, tudo o que se ignora pode caracterizar um problema.
O problema te leva, às vezes ou obrigatoriamente a buscar respostas, a desafiar a si mesmo, a buscar a compreensão de algo que se importa saber.
Faz parte da existência humana como uma necessidade, buscar soluções dentro de si ou no meio em que se vive.
-FILOSOFIA DE VIDA
Escolhas – a todo o momento fazemos escolhas em nossas vidas, sendo que umas mais e outras menos importantes. Nem sempre refletimos sobre essas escolhas, nem sabemos se serão boas ou ruins.
Às vezes seguimos um padrão externo: se é bom prá ele, é bom prá mim e às vezes são escolhas espontâneas: vou tentar e pronto.
Cada escolha é uma responsabilidade e cada um de nós tem nessa escolha uma filosofia de vida, formada ou não pelo meio em que vivemos ou somos criados.
-REFLEXÃO
“Ser ou não ser, eis a questão”
O problema surgiu e é preciso buscar a resposta e essa busca nos leva a pensar, agir e refletir. Essa busca nos leva a um conjunto de pensamentos que nos leva à ação e à solução e que por sua vez nos traz novas reflexões, novos problemas , novas buscas e assim por diante.
A reflexão é uma constante na busca do saber.
-FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
O que leva um educador a filosofar?
A arte de ensinar a pensar, a refletir, a buscar a solução de um problema.
São os problemas que ele encontra ao realizar a tarefa educativa. É a busca da solução desses problemas da melhor maneira possível, é a busca de uma forma de visão do mundo de um individuo ou de um grupo, é refletir sobre isso, é encarar os desafios educacionais e superá-los.
CONSIDERAÇÃO FINAL
A filosofia na formação do educador o motivará a ensinar o aluno a pensar, a buscar a solução de um problema, a refletir. O professor ensinará a esse aluno a buscar o conhecimento, os valores, os métodos. Mostrará que a filosofia estará presente em sua vida