Filosofia na escola o pensar reflexivo
FILOSOFIA NA ESCOLA O PENSAR REFLEXIVO
CLAUDIO ROBERTO MARREIROS RIBEIRO
São Luís
2013
CLAUDIO ROBERTO MARREIROS RIBEIRO
FILOSOFIA NA ESCOLA O PENSAR REFLEXIVO
Trabalho apresentado ao professor (a) Maria Simara T. Barbosa da disciplina História da Educação do Curso de Licenciatura em Filosofia na Universidade Estadual do Maranhão – UEMANET.
São Luís
2013
1 – INTRODUÇÃO
A pesquisa que apresentaremos discorre sobre o ensino de Filosofia e sua importância nas escolas desde série inicial até o ensino médio, englobando os parâmetros adotados hoje para este nível de ensino.
Aqui trataremos a importância da Filosofia, ensinar tem sido um desafio constante. Muitos professores têm encontrado grande desinteresse da parte dos alunos diante dessa disciplina.
A filosofia é pouca acolhida no universo acadêmico e, no processo de formação dos professores, embora seja matéria obrigatória, o único espaço de contato que usufrui com os frutos docentes consta de bibliografia de caráter enciclopédico, cujo repertório aparece apenas como a história das idéias filosóficas sobre a educação ou como correntes do pensamento filosófico sobre a educação. Mesmo assim, no exercício do magistério, há docentes que se interessam no aprofundamento de seus conhecimentos para ensinar aos seus alunos, as habilidades necessárias para o domínio do pensamento filosófico.
Apesar dos obstáculos mais diversos, a filosofia pode ser uma opção para as crianças no ambiente escolar e, se bem aplicada, torna-se um instrumento motivador á vivencia infantil, desde a mais branda idade. Ela atrai a atenção e participação para temas significativos da vida, oferecendo habilidade de raciocínio aberto e critico.
Para Lipman (1990), a Filosofia é uma ciência de