HISTORIA DE JOHN DEWEY
John Dewey nasceu na cidade de Burlington em 20 de outubro de 1859 e veio a falecer no dia 1 de junho de 1952 na cidade de Nova Iorque, deixando um vasto conhecimento na área educacional e filosófica, junto com William James e Charles Sanders Pierce, John Dewey foi um dos fundadores da corrente filosófica do pragmatismo norte-americano.
Dewey graduou-se em filosofia na Universidade de Vermont em 1879, e dois anos após ingressou como docente na Universidade John Hopkins, onde também se doutorou com a tese sobre a psicologia de Kant, em 1884. Em seguida se transferiu para a Universidade de Michigan, onde permaneceu até 1894, nessa época ele se afastava cada vez mais da filosofia especulativa, buscando algo mais próximo da realidade social que se vivia. Em 1894, após se transferir para a Universidade de Chicago, John Dewey teve a oportunidade de aprofundar seus estudos sobre lógica, se aproximando mais dos problemas práticos, onde se tornou um dos criadores da escola-laboratório, dessa instituição, onde ele avaliou e modificou as ideias psicológicas e educativas. Dewey publicou várias obras de acordo com sua a reflexão sobre os problemas da educação, dentre elas : Ethical principles underlyning education(1897);My pedagogic creed (1897);The school end the society(1900);The child and the curriculum(1902);The educational situation(1902)relations of theory to practice in the training of the teachers(1904).
Em 1904 após uma discursão com o reitor da Universidade de Chicago, pediu demissão e assumiu a cadeira de Professor de filosofia da Universidade de Colúmbia, passando a lecionar no Teacher’s college. Permaneceu na instituição até 1939,quando se aposentou com 80 anos, produzindo ai maior parte de sua obra. Nesse período escreveu vários livros sobre problemas educacionais na visão de sua filosofia, dentre os quais se destacam: The school the child(1906) e Esperience and education(1938).Em quanto nas