Como a economia Americana é a mais rica do mundo
DISCIPLINA: EUA em Perspectiva
TITULO: Como e porque a economia americana é a mais rica e criativa do mundo?
CATALÃO – GO
2010
Como e porque a economia americana é a mais rica e criativa do mundo?1
Introdução
Diversos fatores contribuíram para que os Estados Unidos chegassem ao patamar de maior economia do mundo, em curto período de tempo, pois os Estados Unidos é um país “novo” se comparado a países da Europa e que conseguiu fazer a transição de colônia para potência.
Industrialização
A industrialização nos Estados Unidos ocorreu em meados de 1840, foi o primeiro país fora do território europeu a se industrializar, período anterior a países como Itália, Japão e Alemanha.
Segundo os autores Almeida e Rigolin (2003) foram os burgueses americanos, geralmente comerciantes capitalistas quem proporcionou condições de industrializar o país, especificamente na região nordeste pelos fatores: jazidas de minério de ferro (Minnesota e Wisconsin), de carvão (Pensilvânia e Ohio), Grandes Lagos que serviam como via de transporte hidroviário, grande quantidade de ferrovias no território do país e concentração de assalariados que formavam mercado consumidor interno.
O crescimento econômico na região sul aconteceu em função do clima favorável à agricultura e comércio com grandes centros urbanos, aspectos que influenciaram a criação de indústrias.
Em seu território, os Estados Unidos possuem grandes reservas de recursos minerais e naturais, como o petróleo que acabou impulsionando uma revolução dos meios de transporte e a fabricação de automóveis em grande escala por Henry Ford no final do século XIX.
Já nas primeiras décadas do século XX, os Estados Unidos já era grande produtor de aço e possuía monopólio de produtos