Como a Filosofia pode Ajudar ou Interferir no Processo Educativo.
Curso: Filosofia -
Docente: Superman
Discente:
Data: 10 de janeiro de 2012
TEMA DO TRABALHO:
Como a Filosofia pode Ajudar ou Interferir no Processo Educativo.
1. Introdução:
O presente trabalho apresentado é uma breve análise do aprendizado obtido no dia 05 de janeiro de 2012, pela disciplina Filosofia da Educação, que teve como facilitador o prof. Jorge Henrique, conteúdo apresentado neste módulo, do curso de filosofia, executado pela Faculdade Batista brasileira.
As contribuições ora descritas abaixo, representam o entendimento da importância da filosofia na educação, produzido pela relevante aula supracitada.
2. Reflexão Inicialmente, ratifico que o pensar reflexivo é a grande contribuição da filosofia no processo educativo. A filosofia tem o poder de interferi tanto na vida do educando, quanto na vida do educador. Já a escola contribui no desenvolvimento de medidas socioeducativas e de fomento à cidadania, ajudando o individuo a caminhar numa trajetória de constante evolução e aprimoramento, possibilitando que as pessoas possam perceber-se como cidadãos de direitos e deveres, compreendendo seu espaço de vivência e convivência, a forma como este espaço está organizado detectando os principais problemas e as possíveis soluções.
Pensar a educação é pensar o desenvolvimento pessoal e cognitivo dos educandos, perceber os objetivos pertinentes ao fortalecimento da identidade coletiva e das ações sociais, de que forma podem ser alcançadas. Dar aos envolvidos pelo saber (docentes, discentes e comunidade) a oportunidade de se deterem de um referencial teórico a respeito dos temas identidade, cidadania e desenvolvimento humano.
A filosofia propõe uma educação pelo diálogo, partimos do pressuposto de que educar significa auxiliar o sujeito humano a descobrir e desenvolver suas faculdades fundamentais. Para isso,faz-se necessário que as atividades (estudos, relacionamentos, experiências) continuem