filosofia medieval
A Gripe que no início era apenas suína depois surgiu no México (em um ser humano) e espalhou rapidamente. O surto da doença foi em 2009, onde no Brasil houveram 2.000 mortes. Em 2010 as mortes caíram para 113 brasileiros e em 2011 apenas 27 morreram, aqui no Brasil. Só que em 2012 o número de doentes aumentou de maneira estrondosa. Foram 1353 infectados, aqui no Brasil, e 148 mortes.
Passear no shopping, ir em uma peça teatral, em uma biblioteca e ao cinema são costumes comuns não é? O problema é que são em locais fechados que o risco é maior, e principalmente, no frio, porque ocorre a aglomeração de pessoas. Um espirro precisa de 1 metro de distância para nos infectar no caso da Gripe Suína, entretanto o maior problema é que muitas vezes as pessoas espirram na mão, depois pegam na mão de outra pessoa e essa outra pega no rosto, nos olhos e dessa forma muitas vezes a doença foi transmitida. Além disso, deve-se usar papel descartável e depois do espirro, jogá-lo e não uma toalha que alguém pode pegar por engano.
Como o Norte tem um clima predominantemente quente, de 11 casos que aqui ocorreram em 2012, apenas 4 morreram.
No Nordeste foram 12 casos e 6 pessoas morreram. Já no sudeste de 37 infectados, 19 faleceram, na região Centro-Sul, houveram 39 doentes e 7 morreram. E no Sul, foram 1051 doentes, e 94 mortes, (tudo isso em 2012).
Os sintomas são de uma gripe comum, só que acabam se complicando com o tempo. Dores no corpo, dores nas juntas, queda no estado Geral, além de comprometimento do sistema respiratório, dando dores de cabeça, dores na garganta e podendo levar à pneumonia e quadros de insuficiência respiratória, o que não ocorre em resfriados comuns.
O Ministério da Saúde afirma que tudo