resenha do filme
RESENHA DO FILME
Como Estrelas na Terra Toda Criança é Especial
2012
COMO ESTRELAS NA TERRA - TODA CRIANÇA É ESPECIAL
O filme Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial, produzido em 2008, com direção de Aamir Khan que iniciou sua carreira como ator em 1973, aos oito anos. Desde então atuou em mais de quarenta filmes. Em 2001 realizou seu primeiro trabalho como produtor e em 2007 dirigiu e produziu Taare Zameen Par. O filme conta a história de um menino chamado Ishann Awathi, que era um aluno especial, mas até então ninguém tinham percebido que ele tinha dislexia, até que um dia um novo professor percebeu o seu problema e mostrou a todos o porque ele era diferente dos demais alunos, mas também mostrou que essa diferença não atrapalhava sua aprendizagem, bastava que a maneira de ensinar fosse adequada ao modo de aprendizagem do aluno.
Para a efetivação da proposta de educação para todos é preciso considerar alguns critérios, como: a responsabilidade da comunidade como um todo no acompanhamento, avaliação e aplicação das políticas públicas da inclusão: uma formação docente que seja capaz de oportunizar uma prática social flexiva.
O homem começa ser estudado como um produto de aprendizagem pelo qual passa desde a infância. Que neste sentido podemos ver que a educação é para todos, independentemente de sua diferença psicológica ou social. Uma criança tem sempre um mundo a se construir, capaz de surpreender, transformar a humanidade com sua inteligência.
O ensino aprendizagem em todo momento e resultado das atitudes é trabalho desenvolvido pelo professor, que usa a educação como meio de transformação. Uma vez um modelo de ensino tradicional com normas e regras, buscando a disciplina nem sempre se chega a um resultado positivo, o aluno ao invés de se envolver chega a se torturar e se amedrontar.
O filme logicamente é uma metáfora da educação e existem como nele retratado, ações