Filosofia Grega
Estudar o que a origem do mundo e da natureza, suas transformações, porque e como as coisas existem, o que é o Ser, etc.
Indagavam sobre o kosmos, qual era o fundo eterno e imutável que permanecia sob a multiplicidade e transformação das coisas, qual era o ser subjacente a todos os seres.
Assim nasceu a filosofia, tornando-se ontologia, que é o conhecimento ou saber sobre o ser.
2. Cite e explique dois legados da filosofia grega para o ocidente (p. 26-27)
A Filosofia não é exclusividade dos gregos, mas estes deixaram importantes legados para o ocidente, tais como:
Tendência à racionalidade: os gregos foram os primeiros a definir os humanos como seres racionais. O homem é um ser dotado de razão e a racionalidade é seu traço distintivo em relação a todos os outros seres. Considerar que o pensamento e a linguagem definem a razão.
Tendência à argumentação e ao debate para oferecer respostas conclusivas para questões, dificuldades e problemas de maneira que nenhuma solução seja aceita se não houver sido demonstrada, isto é, provada racionalmente em conformidade com os princípios e as regras do pensamento verdadeiro.
3. Explique as principais características do período pré-socrático (p. 39)
O período pré-socrático, também chamado de cosmológico perdurou do final do século VII ao século IV a.C e as principais características deste período são:
Explicação sistemática e racional sobre a origem, ordem e transformação da natureza, da qual os humanos fazem parte, de tal forma que ao desvendar a natureza, a Filosofia também justifica a origem e as mudanças dos seres humanos.
Busca o princípio natural: acreditam que não há a criação a partir do nada, mas sim que as coisas foram geradas por um princípio natural, de onde tudo vem e para onde tudo retorna, sendo ele a causa natural contínua e impecável da existência de todos os seres e suas transformações. A physis (palavra que vem