CONCEITO DE INTERTEXTUALIDADE
Intertextualidade: é quando você relaciona textos de quaisquer gêneros e faz inferências um no outro. Por exemplo: você pega um texto de letra de música e faz relação com um texto gramatical para estudo.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Nas nossas conversas do dia a dia, muitas vezes fazemos referência ao modo de dizer, aos gestos, às palavras ditas, manifestados por uma determinada pessoa, seja aquele personagem da televisão, aquele amigo de quem gostamos muito, alguém da família, enfim, várias são as pessoas às quais podemos nos referir. Quando escrevemos, também podemos proceder da mesma forma, fazendo alusão (referência) às palavras ditas por aquele escritor que admiramos, àquela canção de que gostamos, entre outros casos. Saiba que todas essas situações representam casos de intertextualidade. No entanto, ela pode estar presente em muitas outras circunstâncias, como é o caso dos anúncios publicitários.
TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE
Pode-se destacar sete tipos de intertextualidade:
Epígrafe - constitui uma escrita introdutória.
Citação - é uma transcrição do texto alheio, marcada por aspas.
Paráfrase - o autor recria, com seus próprios recursos,um texto já existente,"relembrando" a mensagem original ao interlocutor.
Paródia - é uma forma de apropriação que, em lugar de endossar o modelo retomado, rompe com ele, sutil ou abertamente. Ela muitas vezes perverte o texto anterior, visando a ironia ou a crítica.
Pastiche - uma recorrência a um gênero.
Tradução - a tradução está no campo da intertextualidade porque implica a recriação de um texto
Referência e alusão.
*EXEMPLO DE EPÍGRAFE
“Uma grama de exemplos vale mais que uma tonelada de conselhos.”
(Provérbio popular)
*EXEMPLO DE CITAÇÃO
“O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO PRECISA DE CONSOLIDADA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA PARA BEM ENSINAR,O ALUNO DA UNIVERSIDADE PRECISA DE UMA VIVÊNCIA DE