Filosofia disciplina na educação
A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NO CURRÍCULO ESCOLAR
Filosofia é o estudo relacionado a problemas da existência, sabedoria, conhecimentos, aos valores morais e estéticos, a mente e a linguagem.
As estratégias de ensinar filosofia aberta no Brasil é realizada com dificuldades por não ser abordada de forma aberta como deveria.
É necessário que se tenha uma compreensão produtiva do que é filosofia e para isso é necessário entender e distinguir quais suas competências.
Não há respostas amplamente consensuais sobre se temos ou não livre-arbítrio, se Deus existe, quais são os fundamentos da ética, ou sobre a natureza da arte. Nas disciplinas de história, a biologia ou a física os resultados são amplamente consensuais.
É importante compreender quando dizemos que na filosofia há problemas em aberto, isso não significa que não há resultados, mas sim que devido as diferentes maneiras de pensar dos filósofos, algumas respostas não são aceitas.
Alguns resultados negativos querem dizer que determinada teoria não funciona, ou seja, nos diz o que é falso e não o que é verdadeiro e os resultados transversais são o estabelecimento de distinções, filósofos que defendem ideias opostas que aceitam.
Defender que a filosofia é uma disciplina em aberto não é necessariamente um questionamento sem fundamento, mas sim continuar a estudar filosofia apesar de não nos dar resultados consensuais substanciais, e desprezar tais resultados para podermos aceitar o caráter aberto da filosofia.
Afirmar a filosofia é uma disciplina em aberto não significa que há banalizamos, pois é importante ressaltar que em nada diminui seu valor cognitivo ou social, a seriedade escolar ou sua importância existencial.
O CONTRASTE ENTRE A ESCOLA DE HOJE A A DO FUTURO A base da educação pública brasileira é assustadoramente precária, em vários lugares do país, encontramos escolas sem estrutura física para comportar os