Prática 3 –
Resistividade e resistência elétrica
A prática realizada tem o objetivo de determinar a resistência utilizando condutores com áreas distintas e comprimentos iguais, assim determinar a resistividade de cada condutor.
Descrição da montagem
Em uma placa existem quatro fios condutores, sendo um de ferro e os outros três de uma liga de níquel e cromo, com diâmetros diferentes, consequentemente, as áreas da seção reta também. Esses fios possuem o mesmo comprimento e são foram divididos em cinco partes cada uma de 20 centímetros por meio de bornes. Os bornes permitem que o ohmímetro se ligue em diferentes posições assim a resistência foi medida em diferentes distâncias.
Resultados e medidas
Para verificar a variação da resistência com o comprimento configuramos o multímetro na escala de 200Ω, medimos os resultados a cada vinte centímetros (onde era separado por um borne), e encontramos os resultados abaixo:
Após preenchermos a tabela acima com os valores encontrados, confeccionamos quatro gráficos, onde podemos observar os resultados em diferentes pontos.
Observando o resultado encontrado para o fio de ferro de 50 mm de diâmetro, em comparação ao fio de liga de níquel e cromo de mesmo diâmetro percebemos que a resistência do aço é maior do que a da liga de cromo e ferro, isto ocorre devido à resistividade do condutor.
Após realizarmos a variação da resistência de acordo com o comprimento realizamos o procedimento semelhante, utilizando apenas os fios de liga de níquel e cromo e comparamos a resistência com a área da seção, encontramos os resultados a seguir:
Notamos o gráfico “Resistência x Área”, forma uma tendência exponencial, quanto maior a resistência menor a área. Posteriormente ao verificarmos a tendência do gráfico acima, realizamos o procedimento utilizando a função inversa 1/R e encontramos uma função linear. A diferença do comportamento dos gráficos existem devido à inversão da função.