Marx
O pensamento de Karl Marx mudou radicalmente a história política da humanidade. Inspirada em suas ideias, metade da população do mundo empreendeu a revolução socialista, na intenção de coletivizar as riquezas e distribuir justiça social. Marx dedicou boa parte de sua vida discutindo assuntos elucidativos para que fosse de fácil compreensão que uma sociedade movia-se pela luta de classes, uma vez que ele acreditava que isso era o motor de toda a história. O marxismo se tornou uma corrente de pensamento que até hoje orienta e organiza muitos movimentos como antigamente.
O marxismo baseia no materialismo e o socialismo científico, constituindo ao mesmo tempo uma teoria geral e o programa dos movimentos operários. Em razão disso, o marxismo forma uma base de ação para estes movimentos, porque eles unem a teoria com a prática. Para os marxistas, o materialismo é a arma pela qual é possível abolir a filosofia como instrumento especulativo da burguesia (o Idealismo) e fazer dela um instrumento de transformação do mundo a serviço do proletariado (força de trabalho). Este conceito tem duas bases: o materialismo dialético e o materialismo histórico. O primeiro coloca a simultaneidade da matéria e do espírito, e a constituição do concreto por uma evolução concebida como “desenvolvimento por saltos, catástrofes e revoluções”, causando uma evolução em um grau mais alto, graças à “negação da negação” (dialética).
No entanto, o ponto a ser discutido são as teorias no qual ele abordou com grande maestria a ideia de que uma sociedade movida pelas ideologias do capitalismo não trazia de certa forma bem algum. Mas Marx formulou seu pensamento baseado na realidade social de sua época, que era de um grande avanço técnico e aumento do controle da natureza pelo homem’, mas por outro lado, a classe trabalhadora sofria mais opressão e ficava cada vez mais pobre. Sua doutrina partiu do estudo dos economistas ingleses Adam Smith e David