Filosofia- Direitos Humanos
Título: Direitos Humanos
Índice
Introdução
Desenvolvimento/conclusão
Introdução
Este trabalho foi-me proposto no âmbito da disciplina de Filosofia, onde tínhamos que desenvolver o tema dos direitos humanos. E que direitos são estes? Que provas temos daqueles que realmente lutaram pela liberdade? e quem foram essas pessoas em distinção?
“I am the master of my fate; I am the captain of my soul”
(“Eu sou o dono do meu destino; eu sou o capitão da minha alma”)
Nos tempos que decorrem surgem vários conflitos socais devido à diversidade de raças que se cruzam constantemente causando uma certa instabilidade. Não é necessário viajar para outros países para observarmos este fenómeno. Na verdade, basta sairmos à rua para assistirmos à difusão de culturas presente no nosso país.
Nelson Mandela é um homem corajoso, pois lutou por aquilo em que acreditava sem receios, aprendendo a perdoar, e o mais importante, sem guardar qualquer tipo de rancor. Lutou contra o racismo de modo a poder assegurar à população do seu país direitos humanos tais como a liberdade e a segurança. Porém, em momentos difíceis todos precisamos de uma mão que nos ajude a levantar, de um braço forte que nos suporte e não nos deixe tropeçar de novo.
Mas como inspirar todos aqueles que nos rodeiam? Mandela apoiava-se num poema e dedicou a sua vida a transmitir uma mensagem ao mundo: “I am the master of my fate; I am the captain of my soul”. Tais versos oferecem esperança a qualquer pessoa que lhes deite um simples olhar, que os sinta palavra a palavra, ou que os viva intensamente.
Não é possível acabar com a descriminação num abrir e fechar de olhos, mas o mundo é feito de pequenas coisas e são os gestos mais simples que o podem alterar e fazer a diferença.