Fisiologia
Docente: Tessa
Discente: Anderson Zorzi
Sinop
2013
O ciclo menstrual começa no primeiro dia de uma menstruação e termina no dia anterior à seguinte. Dura cerca de 28 dias e, em condições normais, só se interrompe transitoriamente se ocorrer gravidez. Do primeiro ao quinto dia ocorre a Menstruação , é a causa fisiológica do período fértil da mulher, que se dá caso não haja a fecundação do ovócito, permitindo a eliminação periódica, através da vagina, do endométrio uterino (ou mucosa uterina). Geralmente ocorre 14 dias após a ovulação.
O folículo ovariano em desenvolvimento, comandado pela glândula hipófise, produz os hormônios ovarianos estrogênio e progesterona, que promovem o desenvolvimento endometrial próprio para gestação. Porém, o ovócito não sendo fecundado, ocorre a involução do corpo lúteo, e, consequentemente, queda brusca dos hormônios ovarianos produzidos por ele. Esta queda da concentração hormonal causa a degeneração e necrose do tecido endometrial, que era estimulado pela ação destes hormônios. O ovócito não fecundado se degenera, e sai com muco uterino (ou endométrio), sangue e hormônios.
Em condições normais, e não havendo nada que impeça os ciclos femininos, este fenômeno ocorre, em média, de 28 em 28 dias, e tem uma duração de 3 a 6 dias. A perda de sangue gira em torno de 50 ml (com variação de 20 a 50 ml).
A menarca (primeira menstruação) não tem uma idade certa para aparecer. Depende muito de mulher para mulher. Aparecer a menarca entre os 9 anos e 18 anos é normal (a partir dos 18 anos pode ser indício de doença).
DO sexto ao decimo segundo dia ocorre a Fase Pré-Ovulação Folicular.
A medida que os níveis de estrógeno começam a cair durante os dias prévios ao início do fluxo menstrual, há um aumento significativo do hormônio folículo-estimulante ( FSH). Isto, por sua