Psicologia Organizacional
A
Psicologia
Organizacional
é
uma
área
ampla
que
aplica
conhecimentos da Psicologia em empresas. Preocupa-se com o os aspectos que influenciam no desenvolvimento de uma empresa, procurando entender o comportamento individual e se preocupando com o bem estar dos funcionários no ambiente de trabalho. Está interligada ao trabalho, parte importante na vida das pessoas, a qual é essencial a todo ser humano para suprir as necessidades humanas, seja financeira ou de existência do indivíduo.
A Psicologia Organizacional não se restringe a gestão de pessoas, também dá atenção à saúde do trabalhador e da organização. A saúde e boas condições de trabalho proporcionadas ao colaborador possibilitará melhor desempenho e maior satisfação do organismo empresarial e da sociedade.
Segundo Maximiliano (1992), a organização é formada pela soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros com fins a efetivação de um produto ou serviço, combinando todos os elementos orientados a um objetivo comum. A hierarquia que se forma nas organizações não é obrigatória, mas a necessidade da criação de postos de trabalho acaba sendo criada. A compreensão do contexto cultural, cultura organizacional, é extremamente importante para a atuação do psicólogo.
O psicólogo organizacional pode atuar em organizações de trabalho, nos processos mentais do trabalhador, seleção dos candidatos e gestão de pessoas, melhorando o trabalho e a vida dos funcionários da organização de forma a buscar proporcionar bem-estar no ambiente de trabalho. Vale salientar que não é atividade do Psicólogo organizacional ofertar atendimento clínico com os colaboradores, embora o acolhimento possa vir a ser realizado.
Contudo a Psicologia Organizacional colabora com o processo de crescimento da empresa, visando o bem comum e contribui na desmistificação daquilo que prejudica ao trabalhador e a empresa para que fatores negativos