Filosofia das ciências
Curso de Formação Interdisciplinar - CFI
Origem e Evolução do Conhecimento – OEC
Marcelo Oliveira da Costa
Filosofia Das Ciências
Santarém – Pará
2013
Marcelo Oliveira da Costa | Filosofia das Ciências | | | | Resenha apresentada ao módulo OEC ministrado pelo Professor Valdomiro como requisito parcial de nota. |
|
Dias, Elizabeth de Assis. Filosofia da Ciência. In: SOUZA, Maria de Fátima Matos de; MORAIS, Andrei Santos de, orgs. Origem e Evolução do Conhecimento – OEC / Maria de Fátima Matos de Souza e Andrei Santos de Morais. – São Paulo: Acquerello, 2012. 238 p. (Coleção Diálogos Interdisciplinares; 1)
INTRODUÇÃO
Os Filósofos de um modo geral sempre pretenderam ter uma compreensão mais adequada do que vem a ser a ciência, de quais são seus procedimentos e métodos, e de como ela chega a seus resultados.
Aristóteles, em sua Metafísica e em seus escritos lógicos, principalmente em sua obra Segundos Analíticos, oferece-nos diversas reflexões sobre a ciência. Nessa obra ele pretende estabelecer os critérios que uma disciplina deve satisfazer para receber a designação de conhecimento científico. Afirma ainda que “não há demonstração nem ciência, em sentido absoluto, das coisas perecíveis”. Trata-se, portanto, de uma ciência que tem por objeto um ser necessário e eterno.
Porém, é somente a partir de Galileu Galilei que podemos vislumbrar uma nova ordem de conhecimento que ficou conhecida como Ciência Moderna, ou mais precisamente, Ciência Físico-matemática, e que irá possibilitar a constituição de uma nova Filosofia da Ciência como disciplina autônoma na Idade Média.
O termo “Revolução Científica”, de acordo com Thomas Kuhn, designa o momento na história de uma ciência, em que um antigo paradigma, tido como verdadeiro, é substituído por um novo, devido ao fato de o antigo não ser mais capaz de resolver determinados problemas com os quais ele se defronta, como por exemplo, a explicação da natureza e seus