Mobiliaário urbano -praça do japão curitiba pr
712 palavras
3 páginas
PRAÇA DO JAPÃOA Praça do Japão se localiza em uma área bem arborizada de 14 mil m², no bairro de Água Verde. Esta praça foi criada em homenagem à imigração japonesa em Curitiba. Seu projeto foi iniciado em 1958 e foi concluída em 1962. Uma reforma, em 1993, incluiu o Portal Japonês e o Memorial da Imigração Japonesa.
A Praça do Japão segue as linhas tradicionais dos jardins japoneses. Possui lago de carpas, 30 cerejeiras enviadas do Japão, cerimônia de chá (às quintas) e museu. Ali está ainda uma imagem de Buda, para lembrar a a religião praticada por 55% dos japoneses.Entre o acervo do museu está a maquete do Castelo Himeji, uma fortaleza da época do Japão feudal, considerado Patrimônios da Humanidade.
MOBILIÁRIO URBANO Conjunto de equipamentos localizados em áreas públicas de uma cidade destinados à prestação de serviços, à comodidade e ao conforto exterior dos habitantes, que são autofinanciados pela publicidade e que têm como preocupação a qualidade da vida social e respeito ao meio ambiente. Segundo normas da ABNT, mobiliário urbano são todos objetos, elementos e pequenas construções integrantes da paisagem urbana, sendo de natureza utilitária ou não implantados mediante autorização do poder público, tanto em espaços públicos como em espaços privados. Criados sobre o conceito de dar um benefício para a população, o Mobiliário Urbano compõe-se de equipamentos sem publicidade com serviço direto para a população. Estes são divididos em:
– Circulação e transportes
– Cultura e religião
– Esporte e lazer
– Infra‐estrutura (comunicações, energia, iluminação pública e saneamento)
– Segurança pública e proteção
– Abrigo
– Comércio
– Informação e comunicação visual
– Ornamentação da paisagem e ambientação urbana
ABORDAGENS
Preservação e manutenção Falando-se em questão de manutenção e preservação, a praça encontra-se em ótimo estado, lembrando até, que a praça passa no momento, por uma manutenção de seus jardins. A Praça do Japão