Filosofia da religião
Introdução: A filosofia, de uns tempos para cá, viu-se na necessidade de estudar o fato religioso. Com o advento da filosofia imanentista, a transcendência ao absoluto que sempre foi admitida como uma realidade natural no homem começa a ser questionada. Surgem diferentes posicionamentos a seu respeito: desde a sua negação por completo, como à sua absolutização, chegando-se a afirmar que é um fato evidente, inquestionável. A Filosofia de Religião estuda a consciência e a compreensão que o homem faz do absoluto, sendo seu objeto a Religião. Entre várias definições, é onde o homem se enxerga como criado por algo Maior que ele, então a religião trata da revelação que o homem tem do Divino e de suas diversas realidades.
Objetivo da pesquisa: O objetivo da pesquisa é trazer conhecimento sobre o que é a filosofia da religião.
A pesquisa foi feita na internet.
FILOSFIA DA RELIGIÃO
A religião sempre foi e ainda é o palco para as grandes discussões de muitas pessoas. A maior polêmica se prende ao surgimento da origem do homem como um ser.
O mundo se divide em diversas religiões, vários conceitos de certo e errado.Aliás, entre os filósofos, a filosofia usa de todas as ciências para demonstrar as suas teses.
Para o estudo filosófico da religião, vários são os métodos utilizados:
Método histórico-crítico comparativo – comparar as várias religiões no tempo e no espaço, buscando seus traços comuns e suas diferenças específicas, para verificar o que constitui a essência do fenômeno religioso;
Método Filológico – mediante o estudo comparado das línguas, busca encontrar nas línguas parentes o que pensavam e acreditavam os povos antes de se dividirem em línguas distintas (quais as palavras utilizadas para descrever e expressar o sagrado e suas raízes comuns);
Método Antropológico – reconstruir o passado religioso com base na etnologia, estudando os povos primitivos atuais (suas instituições, crenças, rituais e tradições).
A