filosofia da religiao
A necessidade do Ser Humano de tentar explicar o absoluto levou, além de outras matérias, também, a filosofia a estudar a religião. A filosofia da religião é uma área da filosofia que se ocupa, ou tem por objectivo, o estudo da dimensão espiritual do homem desde uma perspectiva filosófica (metafísica, antropológica e ética),analisando a verdadeira essência do problema. Dessa forma, a sua pergunta fundamental é: "O que é a religião?".
Este estudo irá concentrar-se no raciocínio logico, ou seja por processos racionais, para investigar as crenças religiosas, a fim de concluir se estas são verdadeiras e justificadas, atribuindo também a cada uma o seu verdadeiro significado. No entanto, podem também ser utilizados outros métodos como o histórico-crítico comparativo, e antropológico.
O primeiro deles compara as várias religiões no tempo e no espaço, em busca de seus aspectos mais comuns e suas diferenças, e o segundo procura reconstruir o passado religioso tendo por base a etnologia (estudo dos povos primitivos e atuais).
Entre muitas crenças nesta e perguntas que se possam fazer nesta área da filosofia,as principais serão, a religiosidade será um sentimento, ou algo mais que isso; Deus existe, ou não; O problema do mal; quais os atributos de deus;
Existe diferenças entre Filosofia da Religião e Teologia, a primeira vai ter como objecto a própria Religião, enquanto a segunda terá como objecto a divindade.
A Filosofia da Religião surgiu na antiga Grécia, da constante do homem em perguntar pela vida na totalidade e então formular a questão de Deus, ser supremo e Divino. O Homem Moderno questiona não apenas o Supremo, mas sim a realidade através da razão e da experimentação científica.
Como disciplina a matéria é recente e Kant foi decisivo na sua constituição.
No século XVIII o filósofo Kant coloca o homem como ser pensante e ao pensar tem o compromisso com a realidade, neste caso temos como objecto não Deus mas sim o