QUESTÕES DE INTRODUÇÃO A TGE
De acordo com o conteúdo dado em sala de aula e com as leituras do livro de TGE do professor Agerson Tabosa, posso concluir que tanto sociedade como estado têm como elemento fundamental para sua existência o ser humano. Diante disso, outra semelhança é que ambos são formados não só por uma pessoa e sim por várias, e isso caracteriza a sociedade como pluralista e o Estado como complexo. Sociedade e Estado possuem funções, afinal são grupos que se reúnem com alguma finalidade; porem a sociedade pode ser um grupo pequeno, considerado particular; ou grande chamado de global que tanto pode ter uma função ou várias funções; já o Estado é multifuncional por obrigação, pois desempenha várias funções entre elas educativa e econômica. Em relação à localização, o Estado é fixo, não se move, tem seu espaço geográfico definido, onde ele exerce controle jurídico, sendo assim coercitivo, ou seja, cria regras para reger a sociedade e exige obediência, diferente da sociedade que exerce controle moral, social e que não tem espaço geográfico definido, podendo se deslocar. Eles são organizados de forma bem diferente, já que o Estado é organizado politicamente em prol do bem comum, já a sociedade organiza-se com base nas suas próprias regras e finalidades.
2) COMENTE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA SOCIEDADE PARA O ESTADO.
A sociedade é a base do Estado, o qual existe para geri-la e organiza - la em prol do bem comum, buscando a harmonia entre os indivíduos.
Os grupos sociais e suas interações influenciam diretamente no Estado, pois se a sociedade vai bem, se respeita, busca a paz, o progresso o Estado com certeza evoluirá; mas se a sociedade vive em conflitos e em busca de interesses somente próprios, brigando por espaços geográficos, não teremos o bem comum como foco e ai com certeza o Estado terá influências negativas e decairá.
Outro ponto importante é a relação dos grupos particulares com os