Filosofia da educação
Resumo
A Filosofia da educação, o tema aqui tratado, vem como foco, ou mesmo função, tratar de assuntos tanto históricos como funcionais, trazendo assim uma pequena ideia da relevância tanto histórica como atual sobre a educação. O tema vem tratar sobre a pedagogia liberal, tradicional, renovada progressivista, renovada não- diretiva, tecnicista, progressista, libertadora, libertária, critica – social dos conteúdos, entre outros termos em que dão a educação o seu embasamento, ao qual qualquer educador e até mesmo educando tem a sua localização e a sua colocação dentro dos termos.
Examinando as obras de alguns autores sobre o assunto, pode-se notar que cada um tem uma perspectiva diferente sobre o assunto filosofia da educação. Inicialmente com a obra: Filosofia da educação de Cipriano Carlos Luckesi, nota-se a importância colocada pelo mesmo por parte das ideias históricas ao qual se gerou a escola, ou até mesmo melhor falando, a educação em que vemos hoje, e vivemos.
O principal foco do autor nesse assunto, é o de focalizar a ideia das tendências de cada época assim podendo tratar de assuntos envolvidos com situações, ou mesmo com acontecimentos que explicam o motivo da educação funcionar hoje como é, e como foi no passado, mas tendo um foco mais voltado para a explicação das tendências, mostrando o que cada uma impõe, e tendo assim, criando uma certa opinião critica sobre cada um dos estados em que a envolvem , e sobre o que mesmo o autor quer tratar com o mesmo. O desenvolvimento também leva a partes envolvidas para com educando e educadores, ao qual com todo o seu desenvolver, mostra cada ponto especifico, sobre a situação.
Também não deixando de analisar, a obra de Antônio Joaquim Severino, Filosofia da Educação, trata também sobre assuntos educacionais, porém com um pouco de ponto de vista diferente. Ele trata a educação com termos culturais, democráticos, a fim de estabelecer uma forma de pensamento voltado para esses dois