Filosofia da Educação
Atividade 1
Com base na leitura programada para esta semana (página 13 a 38), reflita e respondam, antes do encontro presencial, as questões abaixo:
1. Você já teve oportunidade de estudar a filosofia que, na sua raiz mais profunda, traz a marca do questionamento, da pergunta para as diferentes situações da vida humana, portanto, também para a educação. Os diferentes espaços-tempos educacionais apresentam problemas e por vezes torna-se necessário fazermos como aquela criança da história que lemos. Ela gritava: O rei está nu! Ou seja, há problemas que não podem ser escondidos e nem sempre é possível aceitar tudo o que nos é proposto como verdade intocável. Assim, você pode desde já apontar onde o “rei está nu” na educação. “Eu percebo que o rei está nu na educação quando (continue o texto)...
R: Eu percebo que o rei está nu na educação quando não existe uma estrutura que favoreça uma educação de qualidade; quando os professores são desvalorizados, recebendo baixos salários e por conseqüência desmotivando-os a fazerem um bom trabalho, quando o educador não consegue ter o mínimo de sensibilidade para perceber que algo não vai bem dentro de sua sala de aula, quando não existe o interesse dos alunos nas aulas tradicionais e quando o educador não consegue acompanhar as transformações que vem acontecendo na área da educação a fim de fazer com que suas aulas fiquem mais atrativas e prazerosas aos olhos dos seus alunos.
2. Releia as citações de Anísio Teixeira contidas nessa seção e responda o que o autor entende por filosofia da educação.
R: Filosofia da Educação é o estudo dos problemas que se referem à formação dos melhores hábitos mentais e morais em relação às dificuldades da vida social contemporânea. Ao falar da necessidade de programas de ação e de conduta, o autor é incisivo quanto ao papel da filosofia: “Se educação é o processo pelo qual se formam as disposições essenciais do homem – emocionais e intelectuais – para