filosofia da educação
Filosofia e Educação, são duas peças-chave para a realização da formação humana no mundo contemporâneo. Atuam juntos no desenvolvimento da maturidade humana. Cabe ao filósofo a tarefa de acompanhar reflexiva e criticamente a ação pedagógica.
A Filosofia questiona o que é a educação, não permitindo que a pedagogia se torne escrava do dogmatismo, do adestramento ou de qualquer outro tipo de pseudoeducação. A Filosofia da Educação constitui um questionamento radical, uma procura das ultimas razões e consequências, do sentido da educação .
Ambas têm um olhar crítico sobre a formação humana, tem como objetivo compreender como se dá o processo educativo e mostrar como devem ser escolhidos os objetivos didáticas os meios capazes de atender as necessidades fundamentais do ser humana.
Para desenvolver o seu projeto educacional, a Filosofia da educação assume as seguintes tarefas:
- Analisar a linguagem educacional.
- Indicar o sentido geral do processo educativo.
- Mostrar a estrutura do ser humano.
- Explicar, por meio da Teologia, as diversas pedagogias.
A Filosofia no Ensino Médio
No período Imperial, a Filosofia foi mais valorizada, porque a classe alta tinha acesso a essa disciplina. Em 1961 – 2008, a Filosofia foi levada a segundo plano. O Regime Militar chegou a retirar do currículo escolar, só vieram as mudanças em 1996, tornou-se disciplina optativa, a falta da Filosofia, dificultou a formação de uma identidade clara a respeito do papel da Filosofia que dificultaram a compreensão de como deve acontecera possível educação filosófica durante o Ensino Médio, tornou-se disciplina obrigatória em todas as séries, juntamente com a sociologia por um decreto de Lei.