Filosofia da educação
MARIA ELISABETH MENDES
SIBELE MAFRA DOS SANTOS
O DESAFIO DE ALIAR TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
Trabalho final da disciplina de Filosofia da Educação do Curso de Pedagogia a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina
Professores: Carla Sofia de Brasil e Valdenésio Aduci Mendes.
ITAPEMA - SC
2013
As diferentes tecnologias já fazem parte do dia a dia de alunos e professores de qualquer escola, seja por meio de celular, computador ou TV via satélite, mas fazer com que essas ferramentas consigam auxiliar o ensino e o conhecimento em sala de aula não é tarefa fácil: exige treinamento dos professores. O desafio é mundial, mas no Brasil ainda é mais severo, devido a falta de atualização e formação dos professores e as limitações de acesso à internet, problema esse que afeta professores e alunos. Na maioria das escolas públicas a tecnologia já se faz presente, contudo isso não significa necessariamente o uso adequado delas. O que se nota é que ainda não se consegue desenvolver metodologias para que os professores possam fazer uso desse amplo leque de tecnologias da informação e comunicação, que poderiam ser úteis no ambiente educacional. Elas precisam ter um componente fundamental de formação e atualização de professores, de forma que a tecnologia seja de fato incorporada no currículo escolar, e não vista apenas como um acessório. É preciso pensar como incorporá-la no dia a dia da educação de maneira definitiva. Depois, é preciso levar em conta a construção de conteúdos inovadores, que usem todo o potencial dessas tecnologias.
A questão é como ensinar a matemática de uma maneira que só é possível por meio das novas tecnologias, porque elas fornecem possibilidades de construção do conhecimento que o quadro negro e o giz não permitem. Por fim, é preciso preocupar-se com a avaliação dos resultados para saber se essas políticas de fato fazem a diferença.
Ainda é preciso avançar muito. Os dados