filosofia da educação
Questões gerais
1. Em que sentido dizemos que o trabalho é uma práxis? Reflita sobre a relação entre teoria e prática e de que maneira essa relação fica comprometida em inúmeras atividades de trabalho.
Entende-se que apontar as diferenças das atividades humanas distintas da ação animal. E também a união indissolúvel da teoria da prática porque existe anterioridade e nem superioridade entre uma e outra mais reciprocidade. Muitos profissionais pensam que ao chegar ao ambiente de trabalho irá colocar a teoria em prática, mais é um equivoco, pois, a teoria serve para nortear a prática, entretanto uma depende da outra.
3. Com a predominância do setor de serviços, quais são as alterações nas condições de trabalho, seja nos locais, na escolarização e nas relações pensar/fazer? Quais as vantagens e riscos dessa nova ordem?
Percebe-se com a predominância do setor de serviços intensas alterações foram detectadas, vantagens as quais podemos ver na questão do trabalho, uma agilidade para o desenvolvimento da função, porém o trabalhador corre o risco de perder o seu emprego pela redução de funcionários , devido a substituição de mão-de-obra por máquinas; Nas interações humanas é possível interagir com pessoas distantes virtualmente; No entanto perde o contato físico, não sendo possível perceber o sentimento, o que esta por trás de um olhar através da expressão.
Na escola a tecnologia facilita a pesquisa, possibilita encontrar diversas fontes para trabalhar; Desse modo gera também uma acomodação relacionada com o processo da escrita e da leitura. Na relação pensar/fazer o individuo tem o acesso fácil inibindo o contato com as tradições, culturas e costumes envolvendo as interações humanas.
5. Algumas pessoas (e também jornais) consideram a greve de trabalhadores como um modo desordeiro de exigir soluções para impasses, com prejuízos da economia nacional; outros admitem tratar-se de recurso legítimo, uma arma de pressão para conquistar e fazer valer os direitos