Filosofia da educação
Não basta construir novas ideias sobre as coisas, o filósofo tem que apresentar os fundamentos do que afirma de uma forma coerente e sistemática, utilizando uma linguagem rigorosa.
No presente trabalho, iremos apresentar um estudo na busca de compreender o que é filosofia e qual sua importância para a Educação.
A filosofia não deve ser entendida apenas como mais uma matéria, mas como uma contribuição essencial para a compreensão das outras disciplinas, tanto quanto para o exercício da cidadania. Sendo aplicada desde a infância, a pessoa terá melhor condições de entender os fatos que acontecem no mundo, o indivíduo irá compreender quais as consequências das ações e os resultados que poderão ocorrer no futuro.
Acreditamos que a filosofia deva integrar todo processo de conhecimento do ser humano.
Não basta construir novas ideias sobre as coisas, o filósofo tem que apresentar os fundamentos do que afirma de uma forma coerente e sistemática, utilizando uma linguagem rigorosa.
1. O QUE É FILOSOFIA
Uma definição precisa do termo filosofia é praticamente impossível, tentar formulá-la poderia gerar equívocos, contudo, modernamente é uma disciplina, ou uma área de estudos, que envolve a investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias (visões de mundo) em uma situação geral, abstrata ou fundamental.
A filosofia implica uma atitude de procura de um saber que se deseja, mas não se possui.
Inicialmente a palavra "sofia" tinha um sentido prático, mas por volta do séc. IV a.C adquiriu um sentido muito amplo de natureza teórica. O saber filosófico passa a ser identificado com um saber que resulta de uma procura das causas primeiras, o fundamento ou princípio de tudo o que é. Um nível de questões que ultrapassa as ideias feitas, o nível do senso comum. À filosofia interessa descobrir a natureza intima das coisas, a sua razão de ser. É intenção de o filósofo ir à raiz dos problemas. A filosofia visa compreender ou