Filosofia da educação
2. A exterioridade – interioridade de principio
Conhecimentos filosóficos, conseguimos mostrar nossa opinião sobre determinado assunto através de nossos próprios princípios e conceitos.
3. Conhecimentos – aprender
A metodologia em questão procura em vários momentos nos mostrar que veremos nos textos e livros são conhecimentos e não idéias impostas sem opção de um novo pensar.
4. Uma relação necessária – A necessidade de uma relação direta e constante com os livros.
É preciso ter essa relação direta e constante com os textos para podermos entender o assunto através de questionamentos das idéias e confrontar com nossas próprias concepções sobre o assunto em questão.
5. Textos – Explicações e comentários feitos sobre os textos podem servir de instrumentos de avaliação
6. Espiral – Para se cegar ao espiral certo é necessário ler bastante textos filosóficos e outros textos conforme o seu interesse. Achar que domina os textos filosóficos ou que tem dificuldade para entendê-los devem ser evitados.
7. Leitura Aprofundada
A leitura requer dedicação aos textos e devem ser lidos com calma e tempo.
8. Tomar notas – indispensável para concretizar – Auxilia-nos a não esquecer os assuntos importantes que aparecem no decorrer dos textos, principalmente quando colocamos o nosso pensar sobre o assunto abordado.
9 Fichas – Anotações de tópicos principalmente assuntos que conceitos diferentes, devemos nos aprofundar no assunto tirando dúvidas em pesquisa e conhecimentos em livros, assim familiarizando com seus conhecimentos.
10. O que ler – escolher o texto neste inicio de aprendizagem, sendo que alguns textos de filósofos podem assustar quem começa a estudar filosofia. Algo do tipo: mas por que esse autor