Filosofia da educaçao
A filosofia fornece á educação uma reflexão sobre a sociedade a qual esta inserida, sobre o educando, o educador e para onde esses elementos possam caminhar. A filosofia propõe questionar e interpretar o mundo buscando novos sentidos e novas interpretações de acordo com novos anseios que vão surgindo na vida humana. Não existe pedagogia sem pressupostos filosóficos, as duas estão interligadas, pois se sabe que muitos problemas que se tem hoje no campo educacional, só pode ser resolvido com abordagens filosóficas.
A relação da filosofia com a educação existe desde o mundo grego, em busca da virtude humana, os filósofos gregos foram os que deram início as discussões sobre a filosofia da educação e seu sentido no mundo. No entanto a filosofia da educação surge a partir de um vínculo entre filosofia e pedagogia que se estabeleceu no decorrer dos anos, preocupada com formas de conhecimento perfeito a filosofia orientou o homem segundo a razão, inferindo um pensamento pedagógico que busca a perfeição.
A pedagogia e a filosofia estão interligadas, pois sem a atividade pedagógica a filosofia não seria capaz de encontrar a compreensão, da mesma forma que a pedagogia sem filosofia não alcançaria completa clareza de si própria.
De acordo com LUCKESI (1995, 31), as relações entre filosofia e educação parecem naturais. No entanto a educação trabalha o desenvolvimento de novas gerações de uma sociedade, a filosofia é a reflexão sobre o que e como devem ser e se desenvolver as gerações e a sociedade.
Entende-se que a Filosofia se resume numa reflexão radical, rigorosa, e de