filosofia da educaçao
C E N T R O D E C I Ê N C IA S D A E D U C A Ç Ã O
C OORDENAÇÃO D O C U R S O D E P E D A G O G I A N A M O D A L I D A D E E A D
D I S C I P L I N A :FILOSÓFIA DA EDUCAÇÃO
P O L O : _ M o n s e n h o r G i l T U T O R E S : _ J o s i l d a (A D IS T Â N C IA ) A d r i a n a e P a t r i c i a ( P R E S E N C I A L )
A L U N O :M i k a e l l y d a C o s t a C a v a l c a n t e S i l v a
D A T A D E E N V I O _ 10 / 12/ _ 2 0 1 4
ATIVIDADE 1
Descrição:
UNIDADE 1 A ESPECIFICIDADE DA FILOSOFIA. COMO FILOSOFAR? Estudar o conteúdo da Unidade 1 e responder as questões abaixo:
1.A natureza do conhecimento filosófico é abstrato e argumentativo e requer por parte de quem se dedica ao seu estudo uma leitura analítica, interpretativa e crítica. Posicione-se frente a essa assertiva.
A filosofia indaga,traça rumos e assume posições.e o propósito dela é questionar os problemas reais usando princípios racionais Ela procede de acordo com leis formais do pensamento, tem método próprio,predominantemente dedutivo em suas colocações criticas. E quem se dedica certamente saberá indagar,argumentar e assumir posições diante de varias situações.
2 .Qual a diferença básica no modo de conduzir o exercício do pensar de um sofista e de um filósofo?
O filósofo é aquele que procede com sabedoria e reflexão. Segue uma maneira de viver. Já o sofista apresenta argumentos aparentemente válidos, mas na realidade não conclusivos e que supõe má-fé por parte de quem o apresenta.