Filosofia da Educaçao
A idéia da discussão da Natureza da Educação, em relação à Filosofia da Educação, se fundamenta como característica um conceito necessário para a compreensão de todos os demais temas presentes neste trabalho. Para nos aproximarmos do problema da Filosofia, necessitamos entender a Natureza da Educação, só se aprende o que é filosofia, fazendo filosofia, que nada mais é refletir e pensar sobre nossa existência dentro do mundo em que vivemos.
Educação não se expressa por meio de conceito abstrato, pelo contrário, é uma atividade concreta que envolve pessoas comprometidas com valores na prática pedagógica. Transformar é a ideia central da educação, na qual envolve aprendizagens, pois é uma atividade sistemática intencional, ao mesmo tempo em que é uma relação ético/existencial, sendo uma atividade própria do homem na sociedade, mesmo que ele não se dê conta disso. Educação são fato e valor.
A ligação ética e educação estão unidas em três pontos: Educação Ética, que é a iniciativa do educador, Ética Pedagógica que é o agir do educador, Ética da Comunidade que é a colaboração do educador em projetos pedagógicos. A ética não é algo imposta na conduta humana, pois todas as nossas atividades envolvem uma carga moral. Ideias sobre o bem e o mal, o certo e o errado, o permitido e o proibido definem nossa realidade.
Todo o homem possui um senso ético, uma espécie de consciência moral, estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são justas ou injustas.
2.FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
A Filosofia da Educação tem como tarefa básica buscar o sentido mais profundo do próprio sujeito no processo educacional, ou seja, de construir a imagem do Homem em seu papel de sujeito/educando, nesse sentido deve ser uma disciplina que busque integrar as várias contribuições das ciências humanas. A relação entre Educação e Filosofia é bastante espontânea. Enquanto a educação trabalha com o desenvolvimento dos