consultoria Interna
Introdução
Consultoria Organizacional é um processo interativo de um agente de mudanças externo à empresa, que assume a responsabilidade de auxiliar as pessoas nas tomadas de decisões, não tendo, entretanto, o controle direto da situação. Para o pleno entendimento desta conceituação de consultoria empresarial, foram definidas e explicadas cada uma de suas partes. A consultoria empresarial, como negócio, tem apresentado forte desenvolvimento, o qual é sustentado pelo crescimento do parque empresarial do país e pelo novo estilo de administração das empresas. As principais causas do aumento de demanda da consultoria empresarial são a busca de novos conhecimentos e de inovações para enfrentar a globalização da economia, a necessidade de consolidar vantagens competitivas, o incremento dos processos de terceirização, bem como a necessidade de questionamento progressivo das realidades da empresa-cliente, visando a um processo de melhoria contínua e sustentada.
Modelo de estruturação da Consultoria Organizacional
As organizações têm sido estruturadas de acordo com as funções exercidas pelos seus respectivos órgãos e do relacionamento hierárquico e funcional entre eles. E não de acordo com sua estratégia adotadas, o que seria mais correto. A estrutura é uma consequência da estratégia. Não existe um modelo ideal de estrutura organizacional; o importante é que ela funcione de maneira eficaz, atingindo os objetivos e cumprindo a missão da organização.
A estruturação dos serviços de uma organização não implica adotar os mesmos critérios de agrupamento de funções para todas as unidades. A organização mais recomendável para cada organização vai depender de sua realidade (interior e exterior). A tendência atual são organizações horizontalizadas compostas por órgãos temporários. Ex.: força tarefa.
Toda organização é composta de:
Estrutura;
Processos;
Resultados
Arquitetura organizacional é compatibilização entre: