consultoria interna
RH SE EXPLICA –
O que é... CONSULTORIA INTERNA
Por Carla Uchoa (Edição:Alexandre Peconick)
O aumento da competitividade nos negócios e o entendimento de que a gestão de pessoas é fator de diferenciação vêm criando a necessidade de que a área de Recursos Humanos tenha uma atuação mais estratégica dentro das organizações.
Consultoria interna é um modelo de atuação da área de Recursos Humanos que visa viabilizar uma atuação mais estratégica através da proximidade com as áreas de negócio. Desta forma, a área de Recursos Humanos pode estar mais envolvida com os detalhes de cada negocio e participar de forma mais ativa, contribuindo na construção da estratégia e executando ações que agreguem valor, impulsionando o projeto empresarial.
A estrutura da área de RH deve estar bem preparada para dar o suporte necessário e este modelo prevê duas subdivisões complementares: consultores internos e áreas de especialização. De um modo geral estas áreas têm papéis distintos, mas complementares, como por exemplo:
Para que este modelo funcione de forma adequada é necessário investir fortemente na capacitação dos profissionais de RH em suas áreas de atuação: equipes de especialistas competentes e focados nas melhores práticas do mercado, e consultores internos com perfil bastante diferenciado: generalistas com profundo conhecimento dos processos de RH e em gestão de mudanças, conhecimento do negócio, capacidade de analise e de diagnostico, habilidade de negociação, de facilitação e liderança. A liderança é aspecto decisivo bem como o nível de senioridade do profissional para que possa “estar em igualdade de condições e ser ouvido”.
A capacidade de liderar associada à de influenciar mudanças são fundamentais para que esse consultor interno seja respeitado e seja ouvido pelos diretores da organização. Por isso, também é desejável que o consultor interno também tenha um background de conhecimentos e competências que lhe permita ocupar um nível