Filosofia da educacao
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
REFLEXÕES SOBRE OS FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS QUE PERMEIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA.
Atividade solicitada pela Professora Tutora EAD Ma. Mariciane Mores Nunes, e pelo Professor e Tutor presencial Prof. Sérgio Belarmino dos Santos, Polo de Lucélia, para fins de avaliação da disciplina.
ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELOS ALUNOS:
ROGÉRIO CASTILHO – RA: 7927679730
JÉSSICA IANE MARTINS MACHADO – RA: 7931703169
CRISTIANE AMARAL ALVES – RA: 7931707869
NADIA DE CASTRO PENIANI – RA: 7927672727
JOSEFA DUARTE DE CASTRO DOS SANTOS – RA: 7931694001
LUCÉLIA/ 2013
O QUE É FILOSOFIA E QUAIS SEUS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS? Filosofia é uma das disciplinas que mais se dedica a reflexão, a filosofia deve estar ao alcance de todos os estudantes, de todos os níveis deve estar ao alcance de todos os cidadãos é o estudo de problemas fundamentais relacionadas à existência, ao conhecimento á verdade, e aos valores morais. Ao aborda esses problemas, a filosofia se destinge da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais, por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. A Filosofia é uma disciplina a priori muito ampla que nos mostra novos conhecimentos que consistem no pensamento dedutivo, mas especificamente o conhecimento que temos através da memória ou percepção. Por a filosofia não ser uma empírica como, por exemplo: a disciplina de física que necessita de estatística ou laboratórios para que possam assim chegar a um resultado seguro. A disciplina de filosofia sofre constante preconceito por partes das instituições de ensino, por abordar problemas importantes no meio social, por resolver ou aceitar, e por não trazerem resultados consensuais substanciais.
Mas na Filosofia também podemos encontrar resultados consensuais, que não são substanciais como a descoberta de que um determinado argumento ou teoria não