Filosofia Da Educa O III Nietzsche
Professor – Denis
QUESTÕES
1- Qual é o ser que Zaratustra quer anunciar a partir da crítica aos valores tradicionais?
Zaratustra é o filosofo, super-homem que anuncia uma nova humanidade que se livra da idolatria do estado e de tudo que o precede, onde todos se perdem em si mesmos. O homem não inútil só passa a existir onde o estado deixa de existir.
2 - Qual é a crítica à imagem de grecidade na tradição europeia?
A imagem de grecidade na tradição europeia é dominada pela ideia de beleza, harmonia, equilíbrio, ordem, enfim pelos traços clássicos da Grécia Clássica e Nietzsche diz que esse é um momento da grecidade (séc. V) e a fixação dessa imagem foi obra do cristianismo. O Cristianismo fixou esses aspectos apolíneos da cultura grega, reprimindo o aspecto dionisíaco.
3- Apolínio e Dionisíaco
Dionísio é a imagem da força instintiva e da saúde, embriaguez criativa e paixão sensual. Apolíneo é equilíbrio e visão de sonho, límpido. Toda cultura humana é fruto do jogo dialético dessas duas pulsões. Teoria não só de cultura como de arte.
4 – Trágico em Nietzsche
Nietzsche mostra como a civilização grega pré-socrática explodiu em sentido trágico. Dionísio e Apolo, tão diferentes entre si, vão lado a lado, em aberta discórdia, no final, encontram-se acoplados um ao outro que é a tragédia ática. É o equilíbrio, embate entre Apolo e Dionísio
5 – O que é decadência para Nietzsche
A decadência é a fixação de Apolíneo devido Sócrates, Platão e o Cristianismo. A imagem de Apolíneo que nasce de uma necessidade de tranquilização da existência, exigência de tornar o caos da vida tolerável, sinal de uma cultura enfraquecida. A decadência é uma consequência do racionalismo socrático, platônico, cristão.
6 – O intempestivo e sua implicância em Nietsche
Intempestivo, fora do tempo, inoportuno. É a crítica da cultura e do racionalismo socrático, platônico, cristão. O pensador intempestivo não trabalha fundando uma cultura diferente, na