CUSTO PADRÃO
Introdução
O principal objetivo de qualquer Entidade, independente de sua forma de constituição, é de diminuir seus custos internos para só assim aumentar o lucro ou ingressos.
Daí surge a necessidade da aplicação do custo-padrão, que nada mais é do que uma previsão ou predeterminação dos custos reais devem ser dentro de condições projetadas, servindo como uma base para o controle de custos e como uma medida da eficiência de produção.
Sendo assim, o custo-padrão é uma das técnicas para avaliar e substituir a utilização do custo real. Independentemente de a empresa utilizar o método do custeio direto ou custeio por absorção, ela pode utilizar o conceito de custo-padrão, o qual se diferencia do custo real no sentido que ele é normativo, objetivo, proposto ou um custo que deseja alcançar.
O custo-padrão quando colocado em comparação com os custos reais, ele fornece oportunidade de controle e avaliação de desempenho no sentido de buscar o custo esperado, através de análises, além do que, o custo-padrão pode incorporar metas para realização de custos, pois é uma das técnicas para avaliar e substituir o custo real.
Conceito
O custo-padrão é custo ideal de fabricação ou prestação com o uso das melhores mátrias-primas, mão-de-obra e de 100% da capacidade da empresa.
O sucesso do custo-padrão irá depender do grau de seriedade que a empresa der a localização e saneamento das diferenças encontradas entre o padrão e o real, por ocasião de suas comparações.
O custo-padrão é uma ferramenta indispensável para o controle dos custos das operações e atividade empresariais.
Objetivo
Atualmente para se obter o lucro deve-se planejar uma meta e para planejar esta meta tem que ter um objetivo e com relação ao custo-padrão os seus objetivos são:
1º Determinar o custo desejado;
2º Avaliar as variações dos custos, seja ele o real ou padrão;
3º Definir as responsabilidades e o comprometimento motivacional por toda empresa;
4º Avaliar o desempenho e a eficácia operacional;
5º