Provas de Concurso Professor de Filosofia - IFSC - 2013
11) Considere a lista a seguir das escolas pré-socráticas:
I. Escola jônica antiga
II. Escola jônica nova
III. Escola eleática
IV. Escola itálica
V. Escola atomista
VI. Sofistas
Assinale a alternativa que contém, respectivamente, um representante de cada escola.
A) Anaximandro, Empédocles, Pitágoras, Parmênides, Leocipo, Protágoras.
B) Tales de Mileto, Heráclito, Parmênides, Pitágoras, Demócrito, Górgias.
C) Anaxímenes, Heráclito, Pitágoras, Parmênides, Leocipo, Górgias.
D) Tales de Mileto, Anaxágoras, Heráclito, Pitágoras, Demócrito, Protágoras.
E) Anaximandro, Tales de Mileto, Pitágoras, Heráclito, Leocipo, Crítias.
12) "Enquanto lógicos, não estamos interessados no processo psicológico de raciocínio, mas em algo que resulta desse processo quando se faz uma listagem das razões para que se acredite em uma certa conclusão: os argumentos. De certa maneira você pode dizer que o raciocínio é um processo de construir argumentos para aceitar ou rejeitar uma certa proposição. Assim, na tentativa de determinar se o raciocínio realizado foi correto, uma das coisas das quais a lógica se ocupa é a análise dos argumentos que são construídos. Ou seja, cabe à lógica dizer se estamos diante de um "bom" argumento ou não" (MORTARI, Cezar. Introdução à Lógica. São Paulo: Editora da Unesp. 2001, p. 16).
A propósito das noções de validade e verdade no contexto da avaliação de argumentos, indique se as proposições a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A validade de um argumento está diretamente relacionada com o conteúdo e a verdade das premissas. Sendo verdadeiras as premissas, o argumento torna-se válido, pois, nesse caso, a conclusão será uma consequência lógica das premissas.
( ) Se as premissas de um argumento forem verdadeiras e não é possível que a conclusão seja falsa, então, o argumento é válido. Nesse caso, diz-se que a conclusão é consequência lógica das premissas.
( ) Se todas as premissas de um