Filosofia-conceito
Nome: Letícia Maria De Luna
Curso: Eletrotécnica
Turno: Tarde
Data: 12/03/2014
1.O que é filosofar?
Compreender e interpretar não é filosofar, é preciso saber criticar. Filosofar é uma atitude. Por princípio, o filósofo não é aquele que tem mil teorias na cabeça, o filósofo é aquele que busca, aquele que questiona, que não aceita passivamente. É algo muito prazeroso porque cada vez que você se sente identificar com determinado pensamento ou com um filósofo, você cresce por dentro.
Afinal filosofar pode ser considerado,o falar sobre algum assunto, tentando dar um novo significado ao objeto em questão, baseado em seu conhecimento de vida,pensar profundamente em algum certo assunto, ou melhor, refletir sobre o assunto.
2.Quais foram as causas para o surgimento da filosofia?
Houve um momento em que os mitos, suas origens, desenvolvimento e significado,deixaram de ser suficientes para levar as pessoas, seja por meio da razão ou de provas incontestáveis, a acreditarem em tais explicações.
Surgiu então a filosofia, uma forma de conhecimento capaz de explicar as diversas mudanças e maravilhas que ocorriam na natureza, pois a mitologia,já não conseguia mais dar conta de explicar fatos que nem mesmo ela, com toda sua sabedoria, conseguia compreender.
Os principais fatores que contribuíram para o aparecimento da filosofia,foram: As viagens marítimas, a construção do calendário, O uso da moeda, A invenção do alfabeto e o uso da palavra, O crescimento urbano, a criação da Política.
3.O que os primeiros filósofos estudavam?
Os primeiros filósofos, como buscavam as suas respostas na natureza e também viam por meio desta as explicações sobre a origem, as transformações e a ordem de todas as coisas que ocorriam, se perguntavam como tais transformações poderiam ocorrer, buscavam entender qual era o início de todas as coisas.
Tales defendia que o princípio eterno era a água,