Ciencia, tecnologia e sociedade
Rio de Janeiro
2014
Bolsistas:
Clara Mylena Vieira
Juliana P. da Costa
PROFESSOR ORIENTADOR:
Marcelo Cardoso
1.Introdução 4
2.Objetivos 4
3.Desenvolvimento 5
3.1Usina Hidrelétrica de Itaipu ( Brasil/Paraguai) – Historia .....................................5
3.1.1Desvantagens da Usina na Sociedade ?
3.1.2 Vantagens da Usina na sociedade ?
3.2 Usina Hidrelétrica de Belo Monte (Para) – Historia.............................................??
3.2.1 O CONCEITO DE “RERESENTAÇÃO SOCIAL” NAS CIÊNCIAS SOCIAIS. 11 3.2.2 HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS GRUPOS. ............................................................................................................??
4.Conclusão ?
5.Referências ?
1. Introdução
Uma Usina Hidrelétrica é um complexo arquitetônico, um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio.
As centrais hidrelétricas geram, como todo empreendimento energético, alguns tipos de impactos ambientais como o alagamento das áreas vizinhas, aumento no nível dos rios, em algumas vezes pode mudar o curso do rio represado, podendo, ou não, prejudicar a fauna e a flora da região. Todavia, é ainda um tipo de energia mais barata do que outras como a energia nuclear e menos agressiva ambientalmente do que a do petróleo ou a do carvão, por exemplo. A viabilidade técnica de cada caso deve ser analisada individualmente por especialistas em engenharia ambiental e especialista em engenharia hidráulica, que geralmente para seus estudos e projetos utilizam modelos matemáticos, modelos físicos e modelos geográficos.
AS principais Hidrelétricas do mundo são a de Três gargantas na China , a de Itaipu no Brasil, a de Guri na Venezuela e a de Tucurui I e II no