Filosofia aprendendo a pensar
Na religião, a insatisfação dos burgueses com o catolicismo, por ele restringir o comércio e o lucro, a má qualidade do clero, corrupto e incoerente do que dizia para com o que praticava, levaram ao movimento de Reforma que resultou na criação de varias seitas protestantes contrárias ao catolicismo. E o catolicismo em reação fez a Contra-Reforma, por causa da crise por ele vivida.
No campo político e social, o estado feudal é substituído pelos estados nacionais centralizados e a sociedade rural é substituída pela urbana. Daí se dá o crescimento das cidades, e da burguesia.
Com o fim da Idade Média, havia a necessidade de um novo conhecer de uma nova ciência, e também de uma nova forma de sociedade para atender as exigências econômicas e sociais. A filosofia moderna se preocupou com essas necessidades, de um lado em produzir uma nova ciência, e de outro em ordenar a sociedade em relação ao poder, que de absoluto deveria ser dividido em três: Executivo, Legislativo e Judiciário.
Assim nasceu a modernidade por domínio da razão, e por meio de leis e contratos sociais firmados pelos indivíduos, que tinham relação com a liberdade humana diferente dos princípios universais, que foram rompidos pela modernidade pela falta de liberdade humana.
A razão era a fonte natural do conhecimento e era possuidora de poderes para atingir a verdade, mas era centro de debates entre pensadores do período entre ela ser ou não portadora de idéias inatas. Tudo isso desestruturou a idéia cristã do mundo de hierarquia ordenada, e a substituiu por um mundo sem hierarquia e sem valores.