Crônicas e poemas
Uma noite sem energia é um horror! O maior escuro, só com a luz de velas que até parece um cemitério; as sombras se movem parecendo alma vagando. Com as velas acesas é até pior do que sem elas porque com velas a gente ver coisas que não existem.
Um dia a energia foi embora que eu imaginava que não voltava mais. Um escuro terrível, qualquer barulhinho a gente olha para os lados pensando ser outra coisa terrível.
Quando não tem energia é uma tristeza, todo mundo vai dormir cedo, faz as coisas tudo cedo, a gente janta e logo vai dormir.
Passar a noite no escuro até que vai, mas com a luz de vela é muito ruim, prefiro dormir no escuro. O pior é ter que se levantar a noite para ir ao banheiro. E eu não vou nem se precisar.
Quando não tem energia, durmo a noite inteira porque tenho muito medo do escuro e o pior medo é de alma, que nem sei se existe.
Agora, quando tem energia nós ficamos acordados até tarde, jantamos mais tarde e vamos dormir mais tarde ainda.
Joselha 03/11/2010.
1 AS MATAS
As matas verdejantes são um caminho para todos os seres vivos da Terra e para aqueles que nelas vivem. Elas representam muito para cada um de nós, seja onde estivermos são símbolos, pois seu verde alegra e acalma nossas vidas.
Quando nascemos nos tornamos uma alegria para nossos pais e para as pessoas que nos conhecem. Então crescemos como se fôssemos um leão devorando todo mal que se levanta contra nós. Nos sentimos como o galho de uma árvore, admirada por todos os homens da Terra. É preciso preservar e isso, cabe a cada um de nós para que possamos viver bem com o meio ambiente e com as outras pessoas com quem convivemos.
Conservar as matas é retribuir à natureza aquilo que ela sempre nos ofereceu de melhor: a sua beleza e exuberância além da boa qualidade de vida. Pois se nos conscientizarmos de que é importante o uso da natureza a nosso favor, certamente teremos bons resultados no que diz respeito ao bem estar do nosso planeta.
Josenato 11/11/2010.
3