Introdução à filosofia aprendendo a pensar
CENTRO DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS – CECEN
CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
PROF.:
São Luís
Set/2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS – CECEN
CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
PROF.:
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Aprendendo a pensar
FICHAMENTO COMENTADO
Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia da Educação, ministrada pelo professor , para obtenção de nota.
São Luís
Set/2012
LUCKESI, Cipriano Carlos. Introdução à filosofia: aprendendo a pensar. Cipriano Carlos Luckesi, Elizete Silva Passos. 2. Ed. – São Paulo: Cortez 1996.
O autor inicia a obra começando/ abordando / mencionando como(que) adquirimos espontaneamente conhecimento sobre todas as coisas do nosso cotidiano e que por isso não nos questionamos sobre a origem e o significado de conhecimento. Na filosofia o conhecimento. Em seguida, o autor dá inicio ao entendimento do conhecimento na filosofia buscando o conceito, processo, origem e sua apropriação.
1. Uma aproximação conceitual do conhecimento
O autor inicia a obra começando com a pré-história da cidadania, analisando as bases da atualidade, descrevendo logo a seguir sua expansão e, na seqüência traz a questão da cidadania para o Brasil, abordando o que é ser cidadão e quais são os direitos e deveres humanos.
Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei. Resumindo é ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.
Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde, a uma velhice tranqüila e ao meio ambiente saudável. Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e