FILOSOFIA ANTIGA
Estende-se no século VI a.C. ao século VI d.C. foi dividido em quatro subdivisões que são elas: Período pré Socrático ou cosmológico, Período Socrático ou antropológico, período Sistemático e Período Helenístico ou Ético.
Período Pré-Socrático ou Cosmológico Preocupação dos pensadores era descobrir a substância primordial de todos os seres á origem do mundo e as causas das transformações naturais, os Pré Socrático defendiam que o mundo não poderia surgi do nada e que a natureza seria eterna, pois, embora as coisas se transformem, eles nunca desaparecem. Outra característica marcante dos Pré Socrático é a afirmação sobre a constante transformação quantitativa e qualitativa de todos os seres. Entre os pensadores do Período, destaca-se: Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Heráclito de Efésio, Empédocles de Agrigento, Pitágoras de Samos, Xenófades de Colofão, Parmênides de Eléia, Zenão de Eléia e Demócrito de Abdere. Agrupados em diversas escolas:
Escola Jônica- Constituiu-se primeira tendência propriamente filosoficamente da história do pensamento ocidental, os seus representantes destacam-se: Tales, Anaximandro, Anaximendes, Heraclito e Empédocles. Tales mileto ele defendeu que a água, o estado de umidade, elemento primordial de todas as coisas, e que a terra flutuaria sobre a água. Anaximandro de Mileto- Criador do primeiro mapa da terra, apresenta uma concepção a origem do real não poderia se dar a partir de um elemento particular, pois todas as coisas são limitadas e do limitado não podem se originar, com certeza, as coisas. Anaxímenes de Mileto- Defendeu a idéia de que a terra seria plana e flutuaria no ar. Heráclito de Éfeso- Para ele o elemento de todas as coisas é o Vir- a- Ser, tudo é movimento, e o fogo se transforma em todas as cosas e todas as coisas se transformam em fogo. Empédocles de agrigento- Defensor da idéia de que de que todos os seres são dotados de razão, inclusive as plantas e os animais, e a