filosofar
Os primeiros filósofos foram Tales de Mileto, Pitágoras de Samos, Parmênides de Eléia e Demócrito de Abdera. Estes buscaram a explicação racional sobre a origem e transformação da natureza e são considerados filósofos pré-socráticos.
No período socrático, temos os conhecidos Sócrates, Platão e Aristóteles que investigavam questões humanas como a ética, política e as técnicas. Sócrates é o patrono da filosofia e fazia perguntas sobre as idéias, o que deixava seus interlocutores embaraçados e curiosos, pois estes não sabiam responder sobre algo que nunca haviam buscado.
Apesar da quantidade de considerações que podemos fazer sobre Sócrates e outros filósofos, voltemos aos campos de investigação da filosofia:
1. Metafísica: estudo daquilo que não é físico, mas do conhecimento do ser.
2. Lógica: busca da verdade, da razão;
3. Epistemologia: trata da crença e do conhecimento. Do conhecimento do conhecimento. Teoriza sobre a própria ciência;
4. Ética: parte do conhecimento prático que já nos mostra como viver e agir;
5. Estética: busca do belo, sua conceituação e questionamento.
Períodos e campos de investigação da filosofia grega
O período pré-socrático ou cosmológico foi caracterizado pela physis (natureza) que buscava entender racionalmente a origem e as transformações ocorridas na natureza ao longo do tempo para também dessa forma entender o que de fato ocorreu com o ser humano. Nesse período se destacou Tales de Mileto.
O período socrático ou antropológico foi marcado pela democracia que dava igualdade a todos nas polis (cidades) dando direito à participação no governo e ainda pela mudança na educação grega já que