Filosofar
Texto 1
“Cabe a cada filosofia dizer o que entende por filosofia: a própria definição de filosofia implica já uma filosofia. A história ensina-nos as definições que os filósofos deram da filosofia; mas não retira dela a definição da filosofia. A perspectiva muda se considerarmos a filosofia não como uma essência a definir, mas como uma existência a descrever: a história torna-se então uma recolha das experiências que ilustram as condições de existência da filosofia.”
H. Gouhier – La Philosophie et son histoire, Paris, J. Vrin, 1948, p5
Texto 2
“Se um botânico quiser explicar-vos de que se trata a sua ciência, apresentar-vos-á flores e plantas. Um físico apontar-vos-á qualquer fenómeno elementar. Um matemático, não tratando das coisas que caem debaixo dos nossos sentidos, encontrará, todavia, forma de vos fazer entender os fins da sua disciplina, servindo-se de qualquer opinião intuitiva. O filósofo não tem nenhumas dessas vantagens. Não poderá mostrar na natureza os objectos em torno dos quais anda o seu discurso. ( ... ) O objecto visado pelo filósofo encontra-se do lado de lá da experiência imediata; ele não poderá indicar-vo-lo senão indirectamente, através do seu próprio discurso. ( ... ) O filósofo tem a sua função de fazer surgir em nós a percepção de certos problemas.”
V.Mathieu-Storia della Filosofia,vol1. Brescia.Ed.La Scuola,1966, pp. 9-10
Texto 3
”Que é então a filosofia que se manifesta de um modo tão universal e sob formas tão insólitas? A palavra grega “filósofo” significa o que ama o saber , em contraposição ao possuidor de conhecimentos que se designava o sábio (sophos ).
Este sentido da palavra manteve-se até hoje: é a demanda da verdade e não a sua posse que constitui a essência da filosofia, muito embora tenha sido frequentemente traída pelo dogmatismo, isto é, por um saber expresso em dogmas definitivos, perfeitos e doutrinais. Filosofar significa